Indústria têxtil, corantes vermelhos, rios contaminados, peixes...

Indústria têxtil, corantes vermelhos, rios contaminados, peixes...

Jornal da USP - 05/06/2024

Secas, inundações, ondas de calor, nevascas. Apesar da perplexidade diante das tragédias ambientais, a compreensão da estreita relação entre ação humana e a natureza parece distante. Mas, bem próximos das cidades, rios contaminados por resíduos de corantes podem afetar o desenvolvimento da estrutura ocular de peixes, como foi verificado em estudos com animais em laboratório. A culpa, segundo resultados de pesquisa recém-publicada, é de corantes vermelhos, compostos químicos utilizados em grande escala pela indústria têxtil.

Diversos tipos de corantes são amplamente utilizados em vários ramos industriais, da indústria têxtil à farmacêutica, da alimentícia à cosmética e fotográfica. Alguns desses produtos já demonstraram ser tóxicos e mutagênicos para a vida aquática. 

Mesmo assim, segundo Danielle, mais de 15% do total de corantes utilizados no mundo são inadvertidamente lançados no ambiente aquático como poluentes em efluentes. A maioria desses produtos químicos resiste aos processos de degradação disponíveis para o tratamento de águas residuais, processos estes que “podem gerar subprodutos ainda mais tóxicos”, completa. 

Apesar do grande número de corantes disponíveis e da grande quantidade de corantes lançados no meio ambiente, estudos sobre a toxicidade dessas substâncias ainda são escassos. Também não existe legislação que regulamente o uso e descarte desses compostos em efluentes. Esta lacuna, enfatiza o professor Carlos, é a principal razão para a ampliação do investimento científico “para melhor classificar cada um dos corantes e determinar as concentrações causadoras de efeitos nos organismos aquáticos”. Segundo Danielle, os esforços de seu grupo de pesquisa devem contribuir para que num futuro próximo esses corantes sejam regulamentados não só no Brasil, mas no mundo.

Fonte: https://jornal.usp.br/campus-ribeirao-preto/rios-contaminados-por-corantes-podem-deixar-peixes-cegos/

Voltar para o blog